Reuniu hoje a Direção Política Nacional do ALIANÇA na cidade de Castelo Branco, tendo deliberado tornar públicas as seguintes posições:

1. O ALIANÇA reitera a avaliação negativa que efetua ao Orçamento de Estado apresentado pelo Governo e aprovado na Assembleia da República. Identificados os Sete Pecados Orçamentais, a DPN considera que o Orçamento não corresponde ao desafio de promover o crescimento económico, representando um instrumento penalizador para as famílias e as empresas.
2. O ALIANÇA demonstra a preocupação face à situação dramática que se vive no Serviço Nacional de Saúde, com o encerramento de diversos serviços essenciais à população e com os atrasos inaceitáveis no acesso a consultas e/ou intervenções cirúrgicas. Desde a primeira hora da formação do Partido alertamos para a necessidade de encarar o acesso à saúde como prioritário, pelo que se impõe um plano estratégico para colmatar as falhas verificadas no mais curto espaço de tempo.
3. Os recentes casos de violência face a determinadas classes profissionais vêm dar razão ao ALIANÇA e à necessidade de encarar a autoridade como princípio básico de funcionamento da sociedade. Urge restaurar e promover a autoridade nas Escolas, noServiço Nacional de Saúde, nas Forças de Segurançae em todos os domínios que refletem a relação do Estado com a sociedade.
4. O ALIANÇA manifesta a preocupação pelas falhas verificadas no fornecimento/abastecimento de bens alimentares e medicamentos à Ilha das Flores, apelando ao Governo Regional dos Açores para uma ação preventiva e célere que permita evitar o isolamento destas populações e a repetição de períodos de escassez de bens essenciais neste território.
5. A Direção Política Nacional, no seguimento do exposto na Moção de Estratégia Global, aprovada em Congresso, deliberou iniciar o debate relativo à posição a adotar no que diz respeito às eleições Presidenciais de 2021.

Castelo Branco, 11 de janeiro de 2020

A Direção Política Nacional