Início Aliança A menina dos olhos

A menina dos olhos

136
0

 

O planeta presenteou-nos uma diversidade excelente: dosminerais inertes e preciosos, aos humanos latejantes de vida e vivacidade, passando pelos vegetais e pelos animais, a vida neste plano e planeta é uma experiência fantástica. 

 

Não restam dúvidas de que este imenso “uni–verso” (a etimologia da palavra remete-nos para a ideia de “uni”, ou “tornar um”) é mesmo uma unidade composta e inter-dependente. As diferentes existências completam-se e trazem harmonia ao mundo. De resto, a palavra “mundo” quer dizer, no latim, limpo ou elegante (por isso a palavra “i-mundo” quer dizer sujo).

 

O mundo é um lugar harmonioso, organizado, elegante e sustentável, para o qual tudo o que existe, contribui e coopera. Formamos uma casa comum (a palavra “ecologia” vem da palavra grega “oikos”, “casa”). Somos, por isso, um Partido ecologista, ambientalista, sensível às questões da sustentabilidade ambiental, da preservação da natureza, da descarbonização, da redução do plástico, da preservação dos oceanos, da utilização das energias renováveis e entendemos que esta grande casa partilhada deve ser preservada. Sem alarmismo nem agendas ideológicas. 

 

Sabemos, ainda, que são os animais que expressam a forma de vida mais semelhante à dos humanos. Alguns animais partilham connosco o espaço físico, interagem e providenciam, até, companhia. São, por isso, a forma de vida mais próxima da nossa e temos o dever de ser sensíveis às questões que se prendem com a protecção animal. Não sendo um Partido extremista animalista (ou antes, de cães e gatos) não somos ainda assim indiferentes aos deveres que temos relativamente aos outros seres vivos.

 

Mas que não restem dúvidas: na esteira do pensamento humanista e personalista, pensamos que a vida humana é, de todas, a expressão máxima de vida, em sensibilidade, inteligência, criatividade e consciência. Nada supera o ser humano em dignidade e importância.

Numa situação de sobrevivência, não temos hesitações: entendemos que a vida humana tem, sempre, prioridade. Entre um bebé e um cão, não nos restam dúvidas qual deles é maior, em dignidade e importância. Entre investimento no SNS para pessoas, ou subsídio a um SNS para animais, não me resta a menor dúvida sobre qual escolher e onde colocar os nossos impostos.

 

Somos um Partido ecologista e também defensor dos animais; e de mais uma coisa, ainda, pode estar certo: as pessoas são a nossa menina do olho. O nosso compromisso é consigo, com as pessoas e com os seus dramas de vida – e tudo faremos para que você e a sua família tenha uma vida mais feliz. É por si que somos Aliança – uma aliança com as pessoas. 

 

Luís Seabra Melancia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here