Início Aliança Alverca tem capacidade para ter um dos aeroportos modelo da Europa

Alverca tem capacidade para ter um dos aeroportos modelo da Europa

33
0

O MIRANTE falou com José Furtado, um dos engenheiros responsáveis pelo estudo que defende a solução Alverca ao invés do Montijo.

Caso a solução Montijo avance, Alverca deixará de poder ter qualquer tipo de aviação civil, incluindo voos executivos, tornando-se numa pista fantasma. Proposta de académicos para aeroporto em Alverca prevê menos ruído para os moradores, mais emprego, maior poupança para o Estado e maior rapidez de execução.

Alverca tem capacidade para, com um investimento mais contido do Estado, transformar-se num dos aeroportos modelo da Europa, situado a menos de quinze minutos da capital, Lisboa. A convicção é de José Furtado, um dos engenheiros responsáveis pelo estudo que defende a solução Alverca ao invés do Montijo.

O responsável diz que o ruído causado pelo aeroporto seria menor em Alverca do que com a solução Montijo, já que a pista ficaria a 750 metros da linha de comboio. “Se a solução Montijo avançar haverá muito mais aviões a sobrevoar a cidade do que actualmente. Se a pista fosse aqui a propagação do som é no cone e não lateralmente. As pessoas de Alverca praticamente não seriam afectadas porque a aproximação seria sobre a água. E mais nenhuma pista da Europa tem essa possibilidade”, conta.

Fonte: o Mirante

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here