A Comissão Executiva da ALIANÇA reuniu ontem, dia 29 de Outubro, e deliberou solicitar audiências, com caracter de urgência, ao Presidente da República e ao Primeiro – Ministro, a propósito do tema do novo aeroporto e da opção entre o Montijo ou Alverca.

Foram, pois, as seguintes, as decisões da CE:
1 – Saudar o novo Parlamento e as forças políticas nele representadas, em especial as que o conseguiram pela primeira vez;
2 – Manifestar preocupação pelo peso parlamentar dos Partidos que estão muito longe dos modelos de sociedade e de civilização por nós defendidos;
3 – Tomar a devida nota das iniciativas já anunciadas pelo Bloco de Esquerda e reafirmar a oposição da ALIANÇA a que matérias da maior importância sejam tratadas com leviandade e injustificável urgência;
4 – Declarar o empenho firme em conduzir uma ação política que promova o respeito pela dignidade do ser humano;
5 – Constituir, por iniciativa do Presidente do partido, um grupo de trabalho sobre o tema da Eutanásia, para fundamentar devidamente a posição que vier a ser assumida pela ALIANÇA. O Presidente do partido convidou a Vice-Presidente, Ana Pedrosa Augusto para coordenar estes trabalhos, tendo a Comissão Executiva aprovado a respetiva composição.
6 – Chamar a atenção dos Portugueses para o facto de o Primeiro-ministro continuar a pretender o apoio dos partidos mais à esquerda e para o significado político dessa escolha;
7 – Lembrar o que a ALIANÇA sempre disse antes das eleições alertando para que não se levasse a sério a peça de teatro das zangas entre esses partidos;
8 – Considerar inaceitável que o Governo deixe cair promessas eleitorais, principalmente a da reforma do sistema político, cuja urgência foi mais uma vez demonstrada com o baixo nível de participação nestas Legislativas;
9 – Reafirmar a defesa da escolha de um dia útil, ou dia de semana, para se votar em eleições nacionais;
10 – A ALIANÇA tem considerado prioritária a questão da Saúde, a grave situação do SNS e as medidas necessárias no setor – e sublinhou-o na campanha eleitoral. Por isso, mais pode lamentar o caos que se continua a verificar e mesmo a agravar com forte prejuízo dos utentes;
11 – Apoiar o propósito de subida significativa do salário mínimo e de aumento dos técnicos superiores da Função Pública, com especial atenção para os jovens qualificados;
12- Pedir audiências urgentes ao Presidente da República e ao Primeiro – Ministro por causa da opção sobre o novo Aeroporto e a escolha entre Montijo ou Alverca.

A Comissão Executiva da ALIANÇA

Lisboa, 29 de Outubro 2019