Início Aliança 🚂 DECLARAÇÃO NO FINAL DO DIA DA FERROVIA

🚂 DECLARAÇÃO NO FINAL DO DIA DA FERROVIA

65
0

A concretização da Rede Nacional de Ferrovia é um cimeiro desígnio nacional. Constitui um relevante instrumento de coesão territorial, aproximando Portugueses, defendendo o Ambiente, facilitando a mobilidade, ajudando a economia, promovendo o turismo.

Como o Governo recentemente reconheceu, as obras do Plano Nacional estão muito atrasadas. Não será culpa só deste Governo mas é principalmente sua. Agora, importa reerguer a Rede e mobilizar os Portugueses em torno desse grande objetivo. Tratar das vias, do material circulante, das próprias estações. É preciso aproveitar numa escala muito maior os recursos financeiros dos Fundos Europeus: seja ao abrigo do CEF (Connecting European Facilities) seja de outras verbas, como no COMPETE 2020, nomeadamente da coesão no âmbito da rede transeuropeia de transportes, ou ainda do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, permitindo contribuir para a Estratégia Europeia de Mobilidade Hipocarbónica no âmbito da União de Energia. Mas é preciso mais. E verbas de pelo menos um dos oito eixos do próximo Quadro deve ser transferido dinheiro para permitir que a nova Rede de Ferrovia seja uma realidade tão breve quanto possível.

A ALIANÇA viajou hoje de comboio em todos os Distritos do Continente. Não é preciso explicar muito o estado de abandono ou, no mínimo, de desleixo. Em Lisboa, Alcântara, nem máquinas de bilhetes, nem escadas rolantes, nem limpeza, nada. Ótima impressão para os turistas que ali chegam à procura do transporte para Oeiras, Estoril e Cascais. Inacreditável.

Esta é, e será, uma das grandes causas da ALIANÇA. Portugal merece.

É bom lembrar que foi a própria Comissão Europeia quem sugeriu,na publicação de Inverno do semestre europeu do ano passado, que a ferrrovia fosse primeira prioridade do novo Quadro a vigorar na próxima década.

A ALIANÇA orgulha – se deste Dia da Ferrovia levado a cabo por todos os Distritos. A seguir, será o do Mar, e depois o da Floresta. Outras duas grandes iniciativas. E depois a Floresta.

A tua equipa ALIANÇA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here