Início Aliança Comunicado – Regresso às Origens

Comunicado – Regresso às Origens

João Moura Navega será o cabeça de lista da Aliança no distrito de Coimbra.

Advogado e gestor,é natural de Coimbra (freguesia da Sé Nova) e pertence a famílias tradicionais da cidade e do distrito .

Viveu parte significativa da sua infância e juventude em Coimbra, em casa do seu avô materno, Joaquim Moura Relvas, médico radiologista e político.

Desenvolveu a sua actividade profissional no associativismo empresarial durante cerca de 15 anos, tendo sido Secretário-Geral de diversas Associações Empresariais e Patronais e, entre 1989 e 1992, foi o Secretário-Geral da CCP (Confederação do Comércio Português), participando nas primeiras reuniões do Conselho de Concertação Social, hoje CES (Conselho Económico e Social).

Desenvolveu uma carreira de 13 anos ao serviço do Grupo Entreposto, desde 1992. Foi, sucessivamente, Secretário-Geral do Grupo Entreposto, e vogal do Conselho de Administração de “Entreposto – Gestão e Participações (SGPS), SA”, a “Holding” do Grupo.

De 2001 a 2004 foi o Presidente do Conselho de Administração da “Companhia de Moçambique, SARL”, a “sub-holding” do Grupo Entreposto para as suas empresas participadas (16) em Moçambique.

Convidado pelo Governo Português, foi sucessivamente administrador da Autoridade Metropolitana de Transportes e Presidente do Conselho de administração da APL (Administração do Porto de Lisboa, SA), em 2004 e 2005.

Foi Presidente da Direcção da Câmara de Comércio Portugal Moçambique, de Março de 2009 a Junho de 2017.

Em Maio de 2016, durante a sua primeira visita de Estado a Moçambique, na qualidade de Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, num encontro com empresários, condecorou João Navega com a Ordem de Mérito de Portugal.

Foi Vereador da Câmara Municipal de Lisboa, em representação do PPD/PSD de 2009 a 2013, partido que deixou em 2018, sendo um dos fundadores do Partido Aliança

Lisboa, 2 de Julho de 2019

A Comissão Executiva