Reuniu hoje a Comissão Executiva da ALIANÇA, tendo deliberado tornar públicas as seguintes posições:

1. Uma comitiva da Direção Política Nacional estará presente no dia 11 de abril na Madeira, numa visita que abordará os seguintes temas: o acesso à saúde; a integração e inclusão dos imigrantes Venezuelanos; o nível de acessibilidades no Arquipélago e a situação da Zona Franca, uma postura de defesa intransigente da melhoria das condições de vida dos Madeirenses. A visita permitirá, igualmente, reconhecer a importância das autonomias no quadro institucional Português e salientar o trabalho desenvolvido pela Comissão Instaladora Regional do ALIANÇA.
  • A ALIANÇA reitera a importância de ser equacionada a opção de Alverca como alternativa complementar ao Aeroporto Internacional Humberto Delgado. A base de Alverca constitui a melhor e mais racional opção, tendo em consideração os fatores de localização, ambientais e económicos, prevendo-se, para isso, a construção de uma nova pista cuja orientação se apresenta em conformidade com as exigências da operacionalidade de funcionamento deste HUB.

A Aliança envidará os contatos necessários para que seja encontrada a melhor solução, num trabalho colaborativo com o Governo, a Assembleia da República, o senhor Presidente da República e as demais instituições envolvidas neste processo.

• A ALIANÇA demonstra a sua preocupação em relação às recentes informações sobre a extensão da Licença de exploração da Central de Almaraz, a cerca de 100km da fronteira Portuguesa. Exige-se um conjunto de esclarecimentos, por parte do Governo, relativamente à decisão do Conselho de Segurança Nuclear de Espanha e aos riscos ambientais associados a esta decisão, nomeadamente quanto à preservação do Rio Tejo. A defesa do ambiente é um dos pilares da sociedade, não podendo ser colocada em causa por qualquer decisão governamental.

Lisboa, 10 de abril de 2019

A Comissão Executiva