Início Atualidade Finlândia detecta violação do espaço aéreo por avião português, Força Aérea investiga

Finlândia detecta violação do espaço aéreo por avião português, Força Aérea investiga

261
0

Portugal participa em várias operações da NATO no Leste da Europa. Porta-voz da Defesa da Finlândia diz que incidente durou “apenas alguns minutos”.

O Ministério da Defesa da Finlândia anunciou esta terça-feira que um avião de vigilância português violou o seu espaço aéreo e contactou as autoridades portuguesas, que estão a analisar a informação.

Uma porta-voz da Defesa finlandesa, Niina Hyrsky, disse à imprensa que o incidente ocorreu na segunda-feira, às 6h, a sudoeste da capital, Helsínquia, e que estava a ser investigado pela guarda fronteiriça.

À agência finlandesa de notícias STT a porta-voz afirmou que a violação do espaço aéreo durou “apenas alguns minutos” e que o avião esteve sempre perto da fronteira.

Contactado pela Lusa, o porta-voz da Força Aérea Portuguesa, tenente-coronel Manuel Costa, confirmou que as autoridades finlandesas contactaram as congéneres portuguesas e que a situação está a ser analisada.

Portugal participa em várias operações da NATO no Leste da Europa, designadamente na Polónia, onde tem destacados caças F-16 e aeronaves de patrulhamento marítimo P3-C.

A Finlândia não é membro da NATO. Mas Helsínquia e Lisboa já participaram em exercícios militares conjuntos no passado, nota a Associated Press.

O site finlandês News Now diz que não é a primeira vez que um avião de um país da NATO viola o espaço aéreo finlandês, e também já aconteceu o mesmo com aviões russos. 

O jornal Helsingin Sanomat diz que este é o primeiro destes incidentes do ano, depois de em 2018 não se terem registado violações do género. A última datava do final de 2017.

Fonte: PÚBLICO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here